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Apostila Concurso Prefeitura de Indaiatuba Professor Professor - R$49

05 abril | Vistas: 1352
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
CEP: 08563120
PORTUGUÊS: (05 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de textos;
Pontuação;
Ortografia;
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem;
Colocação pronominal;
Concordância verbal e nominal;
Regência verbal e nominal;
Crase;
Sinônimos, antônimos e parônimos;
Sentido próprio e figurado das palavras;
Frase, Oração e Período;
Termos Essenciais, Integrantes e Acessórios da Oração.

MATEMÁTICA: (05 QUESTÕES)

Operações com números reais;
Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum;
Razão e proporção;
Porcentagem;
Regra de três simples e composta;
Média aritmética simples e ponderada;
Juro simples;
Equação do 1.º e 2.º graus;
Sistema de equações do 1.º grau;
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos;
Sistemas de medidas usuais;
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras;
Raciocínio lógico;
Resolução de situações-problema.

INFORMÁTICA: (05 QUESTÕES)

ASSMANN, Hugo (organizador). Redes Digitais e Metamorfose do Aprender. Editora Vozes.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34.
PRIMEIRA PARTE - DEFINIÇÕES
I. As tecnologias tem um impacto?
II. A infra-estrutura técnica do virtual
III O digital e a virtualização do saber
IV. A interatividade
V. O ciberespaço ou a virtualização da comunicação

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA (25 QUESTÕES)

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988- artigos 22 a 24 e 205 a 232.
Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Lei Federal nº 8.069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente
Decreto nº 6.094/07 - Dispõe sobre a Implementação do Plano de Metas Todos pela Educação.
Resolução CNE/CEB nº 02, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Resolução CNE nº 01/01 - Diretrizes para a Educação Especial.
RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

OBRAS - PEDAGÓGICAS

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. UNESCO, MEC. São Paulo. Ed. Cortes, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. SP. Paz e Terra, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do Futuro. SP Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre. Artmed, 2000.
ZABALA Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Letra e Vida - Programa de Formação de professores alfabetizadores - coletânea de textos (3 volumes). SP. 2005. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais - 1ª a 4ª séries.
ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre- imagens e auto-imagens. Petrópolis. RJ - Vozes. 2000.
CARRAHER, Terezinha. Carraher, David. E. Schiliemam, Analucia. Na vida dez na escola zero. 14ª edição. São Paulo. Ed. Cortez. 2005.
COLL, César - O construtivismo na sala de aula - Editora Ática.
ECHEVERRÍA, M. P. P.; Pozo, J.I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J.I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
ELIAS, Marisa Del Cioppo. De Emílio à Emília: a trajetória da alfabetização. Série Pensamento e Ação no magistério. São Paulo: Scipione, 2000.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. SP. Cortez. 1993.
________________. Reflexões sobre alfabetização. SP Cortez.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. SP. Paz e Terra. RJ, 1983.
FULLAN, M. e HARGREAVES, A. A Escola como organização aprendente - buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre. Artmed, 2000.
GOTZENS, Concepción. A disciplina escolar- prevenção e intervenção nos problemas de comportamento. Porto Alegre. Artmed, 2003.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação dos Projetos de Trabalho Público de Professores. Editora Artmed.
KAMII, Constance. A criança e o número. Papirus.
LENER, Délia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre Artmed. 2002.
PARRA, Cecília. A didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Editora: ARTMED.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar - por uma docência de melhor qualidade. SP. Cortez, 2001.
SMOLE, K.S. e Diniz, M.I. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre, Artmed, 2001.
SMOLE, Kátia Stocco - Resolução de Problemas - Editora Artmed - 2000.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
THURLER, Mônica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre. Artmed, 2001.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. SP. Martins Fontes 1997.
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com os pais. RJ. Record. 2002.
+ Questões com resoluções
o digital e a virtualizaçao do saber
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