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Apostila Concurso Professor PEB I Arujá Ensino Fundamental - R$45

09 março | Vistas: 970
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
CEP: 08563120
PORTUGUÊS
(Nível Superior): Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação. Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal e verbal. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões. Ponto de vista do autor.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:
01 - Projeto Político Pedagógico (caracterização, elaboração e execução);
02 - Colegiado Escolar (composição, atribuições e participação dos segmentos);
03 - A relação escola, comunidade e família
04 - O trabalho escolar e o processo de inclusão;
05 - A contextualização dos currículos (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade);
06 - Os processos e os instrumentos de avaliação da aprendizagem;
07 - Organização dos tempos e espaços escolares;
08 - Parâmetros Curriculares Nacionais;
09 - Leitura Escrita e Processos de Aprendizagem na Alfabetização;
II - ESPECÍFICA:
MATEMÁTICA: sistema de numeração: números naturais - operações. Números racionais (representação fracionária e decimal, operações) Porcentagem, Medidas de grandeza. Comprimento. Superfície (quadrado, retângulo, triângulo). Volume (cubo, paralelepípedo e retângulo). Capacidade, massa e tempo. Noções de geometria: ponto, reta, plano, polígono e sólido.;
CIÊNCIAS: seres vivos e inatos. A natureza e os elementos que constituem: ar, água, solo, rochas. Ecossistemas: cadeia alimentar, poluição, preservação do meio ambiente, reprodução dos seres vivos, higiene, alimentação, doenças, crescimento e desenvolvimento;
HISTÓRIA: aspectos metodológicos do ensino de História: identidade biológica, social civil e cultural do aluno e da família; Identificação dos serviços públicos (público e privado). Os serviços urbanos, ontem e hoje. Os portugueses e a apropriação da terra.;
GEOGRAFIA: dimensão espacial do corpo; relação nos espaços de vivência - escola, família e vizinhança; Produção e organização da vida no espaço de vivências (atividades econômicas, importância do processo industrial, relações cidade-campo); Recursos naturais; Elementos naturais (produção e distribuição das culturas); Organização político-administrativa; Processo de industrialização criando espaços de vivência na cidade ou no campo; Processo industrial (relações de circulação/distribuição e consumo); Recursos naturais.
LEGISLAÇÃO
LEI FEDERAL Nº 9.394, DE 20-12-1996 - atualizada.
PARECER CNE/CEB nº 4/98 e
Resolução CNE/CEB nº 2/98 - Institui a Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
PARECER CNE/CEB nº 11/00 e
Resolução CNE/CEB nº 1/00 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Resolução CNE/CEB nº 3/10 - EJA. PARECER CNE/CEB nº 17/01 e
Resolução CNE/CEB nº 2/01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial.
PARECER CNE/CP nº 3/04 e
Resolução CNE/CP nº1/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para inclusão da criança de 6 anos de idade. Ministério de Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
Constituição da República Federativa do Brasil - promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229.
Lei Federal n 8.069, de 13/07/90 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente- atualizada.
Deliberação CEE nº 09, de 30 de junho de 1997. Institui no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no Ensino Fundamental.
Indicação CEE nº 08, de 30 de junho de 1997 - Progressão Continuada.
Resolução CNE/CEB nº 5/09 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
PARECER CNE/CEB nº 17/01 e
Resolução CNE/CEB nº 2/01 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial.
+ QUESTÕES COM RESOLUÇÕES
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